QUAL O PROPÓSITO DA SUA MARCA?

 

Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?

Essas talvez sejam as perguntas mais feitas, desde o começo da humanidade. Mesmo que tenha várias pessoas empenhadas em descobrir o seu significado, ainda não foi encontrada uma reposta que consiga entrar em senso comum com todas as pessoas. Existem sim, respostas que são adotadas por alguns grupos, através de religião crenças, etc…

Se observarmos no mundo dos negócios, carreiras e empreendimentos existem também perguntam com respostas tão complexas quanto. Qual profissão seguir? Como conseguir abrir um negócio de sucesso? Qual? Como? Quando? Por quê?

E assim como na vida, quem tem em mente o que quer de forma clara, sai na “frente”.

Parafraseando a Monja Coen, “estamos em constante aprendizagem e somos nós os responsáveis pelo queremos nos tornar, portanto para que isso aconteça devemos criar causas e elevar o nosso nível de consciência”.

O que isso tem haver com negócios? Gerenciamento de marcas? Ouso dizer que, tudo! Porque antes de abrir um negócio ou criar uma marca, uma das primeiras perguntas que devemos fazer é: Qual o proposito do negocio? Quais objetivos quero alcançar? A partir do momento que você consegue responder com clareza essas perguntas, digamos que uma das primeiras etapas do seu negocio foi concluída com sucesso.

Descobrir o proposito de seu negocio é a primeira etapa na construção de uma marca, pois a partir daí conseguiremos definir quais caminhos devemos seguir, para conseguir alcançar os objetivos propostos.

É importante ter em mente de forma clara, aonde você quer chegar e também quais caminhos e sacrifícios esta disposto a fazer. Saber disso, não significa que você ira prever o futuro, mas você irá construir algo concreto. Riscos? Sempre irão existir, por isso é importante mensurá-los antes de qualquer coisa; e mais importante ainda, seguir a sua intuição.

Se você esta conseguindo alcançar os resultados esperados, parabéns! Se não esta conseguindo transmitir o proposito de sua marca para as pessoas, acredito que está na hora de você fazer uma analise e rever alguns conceitos, pois não basta ter um propósito bonito no papel ou em sua mente, o seu público alvo tem que conseguir perceber isso.

Pense bem, a sua marca deve andar de acordo com o proposito que você traçou para ela, e para isso você deve sempre avaliar, se as pessoas a enxergam como você havia planejado. Para isso reflita: Seu logotipo, cores, e identidade visual vêm conseguindo transmitir a mensagem que sua marca quer passar? Pensar na identidade visual de sua marca é um bom começo na hora de seu gerenciamento.

E você já pensou sobre o propósito do seu negócio, ou do negócio que gostaria de abrir um dia? Se ainda não começou a pensar comece agora! Pois a construção de um negócio de sucesso perpassa o mito das ideias e tem que também ser construído a partir do papel.

 

Autora: Paulinhas Dias
Publicação: 22 de fevereiro de 2019

 

Leave a Comment

sing in to post your comment or sign-up if you dont have any account.